terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Benefícios da caminhada


Para  mim a caminhada é uma pratica comum, normalmente caminho cerca de 4 a 6 km por dia, deixo-vos aqui alguns dos benefícios desta pratica desportiva tão simples e económica :) 

Benefícios estéticos

Como é de conhecimento comum, uma das grandes razões para a prática de exercício físico é a parte estética que daí advém. A vontade de tonificar e melhorar o nosso corpo leva-nos muitas vezes a dietas loucas ou rotinas de exercícios exageradas para a nossa condição física. Assim, a melhor maneira de contribuir para o seu físico e ao mesmo tempo respeitar uma rotina equilibrada é começar por este simples exercício. Caminhar. Tão simples quanto isso. Além dos benefícios para a saúde que já foram apontados, caminhar emagrece e embeleza as pernas fortalecendo as coxas e os glúteos. Os movimentos executados durante uma sessão de caminhada ajudam a fortalecer a musculatura de todo o corpo principalmente na parte inferior, onde está suportado todo o peso do corpo beneficiando também a nossa estrutura óssea. Os utilizadores desta prática conseguem perceber facilmente a diferença nos contornos do seu corpo pois são inúmeras as calorias queimadas em algumas semanas de caminhada, conseguindo assim dizer adeus a alguns daqueles quilinhos extra. No entanto é importante manter uma postura direita, com o abdómen bem posicionado, coluna recta e queixo perpendicular, para que os efeitos sejam ainda mais benéficos para o corpo.

Benefícios para a saúde

Apesar de ser um exercício relativamente simples, caminhar traz inúmeras vantagens para a nossa saúde. Desde a prevenção do acidente vascular cerebral até ao controlo da obesidade e diabetes, passando até, pela prevenção do cancro de intestino, caminhar agrupa um conjunto bastante vasto de benefícios para a nossa saúde. Além disso também ajuda a reduzir o mau colesterol, combater a hipertensão e a libertar endorfinas – hormonas responsáveis por nos darem uma sensação de bem-estar.
Caminhar é um exercício físico do tipo aeróbico, ou seja, é um exercício que aumenta a frequência cardíaca ajudando assim a melhorar a resistência do sistema respiratório o que significa que o seu coração estará fortalecido, transportando mais sangue, com oxigénio e nutrientes, essenciais para todas as partes do corpo. Além disso, caminhar também diminui a pressão arterial, um factor bastante importante para a saúde do seu organismo. Não esquecer também que caminhar mantém os nossos ossos saudáveis precavendo assim o aparecimento de osteoporose.

Benefícios para a mente

Além dos benefícios óbvios que caminhar traz, em termos físicos, é também importante saber que este exercício é bastante vantajoso para a nossa mente e para a saúde do nosso espírito. Sendo que é um exercício ao ar livre caminhar transmite muita energia e vitalidade ajudando a melhorar o nosso bem-estar emocional. Caminhar ao ar livre e respirar o ar puro da natureza, ajuda o nosso organismo a reagrupar energias e a reajustar o nosso sistema nervoso contribuindo para a prevenção dos níveis de ansiedade e de depressão.
Assim, se está preocupado com a sua condição física, calce umas sapatilhas, faça-se a rua e aproveite o ar puro que a natureza tem para lhe oferecer. 

Fonte: emforma.net 

Sem comentários:

Enviar um comentário