quinta-feira, 2 de maio de 2013

Será que "a vida é mesmo assim"?

Hoje vou escrever uma pequena parte retirada do livro que mudou a minha vida, um livro que me deu força e que me permitiu mudar de atitude e me permitiu ser merecedora da vida que tenho hoje. Ao longo do livro vão aparecendo vários exercicios que nos ensinam a conhecer-nos a nós próprios e que nos ajudam a ir ao fundo dos nossos problemas, é a segunda vez que leio este livro e noto uma diferença enorme principalmente ás respostas aos questionários que vêm no livro, a primeira vez que o li foi há 2 anos e posso dizer que era "infeliz" porque vivia em função daquilo que os outros pensavam de mim, ficava triste quando diziam que era preguiçosa, quando me rebaixavam e todo os resto porque nunca tinha aprendido a dar valor a todas as coisas boas que tenho e a todas as minhas virtudes. A verdade é que mudei e muito e hoje sei que sou merecedora de uma vida fantástica, sei que tenho que seguir o meu sonho independentemente daquilo que os outros dizem, aprendi a preocupar-me comigo e a valorizar-me, e isso reflectiu-se no meu dia a dia e com isso acabei por ser mais valorizada pelos que me rodeiam e a deixá-los orgulhosos de mim e contagiados com a minha boa disposição.
O que vou escrever está presente numa das primeiras páginas do livro, e acho que em parte resume aquilo que muita gente pensa mas que por vezes tem medo de arriscar, seja pelos comentários dos outros ou pelo medo de falhar, acho que todos passamos por isso mais cedo ou mais tarde...

Arrisque, não se limite a EXISTIR mas sim a VIVER!!!




"Algures pelo caminho, muitos de nós foram treinados - pela familia, amigos, religião, sociedade em geral, seja quem for - a acreditar que a condição humana é permanentemente sofredora. E se não somos felizes, é apenas porque "a vida é mesmo assim". Essa é a maior mentira jamais contada.
Fomos ensinados a obedecer e a sentirmo-nos culpados se seguissemos as nossas convicções. Continuamos ainda a acreditar que os nossos desejos são egoistas. Que o nosso amor próprio é algo arrogante e pomposo. Toda a nossa alegria e inocência são-nos arrancadas á medida que somos programados como andróides para viver vidas de servidão e "responsabilidade". A maioria das pessoas está convencida de que existem regras próprias para a vida funcionar e direitos que têm de ser pagos.
Fomos ensinados a acreditar que se nos portarmos bem e cumprirmos as regras teremos direito a uma vida boa algures num futuro vagamente definido. Os pais pregam este discurso em casa. os professores pregam-no na sala de aula. Os patrões pregam-no no local de trabalho. Esta crença vai passando de geração em geração. Mas a grande maioria das pessoas não chega a alcançar a felicidade.Isso é porque a sociedade está alicerçada  na repressão doa desejos individuais. Num passado distante teria sido impossivel manter qualquer tipo de ordem social a não ser que as pessoas acreditassem que tinham de assumir tarefas e responsabilidades exigidas pela sociedade. Sabe como é. Alguém tem de fazer os trabalhos que mais ninguém quer."

"Acorde e reflita sobre isto: a sociedade diz-nos que temos o direito de querer coisas, mas apenas dentro de um limite razoavel e a um determinado custo. Somos autorizados a desejar conforto, mas no tempo certo de determinados parâmetros."

"Faça a si mesmo a seguinte pergunta: quanta privação, quanta auto-negação precisa de sentir até começar a agir movido pelo desejo de realização e propósito, até começar a ter uma vida vitoriosa e não apenas a tentar sobreviver?
Estamos nesta vida para cultivar a nossa paixão, realizar os nossos sonhos e levar esta experiência maravilhosa chamada vida ao seu expoente máximo. A condição humana não é sofrer - é alcançarmos e realizarmos todo o nosso potencial."

"As pessoas podem tentar abalar as suas convicções mas mantenha-se firme. Não se submeta, lidere pelo exemplo. As pessoas podem demorar a mudar mas acabarão por segui-lo. Mesmo que não o façam, não comprometa a sua felicidade por causa da falta de visão dos outros. Deve a si próprio, e ao mundo em geral expressar o seu potencial máximo."

fonte: Tudo é Possivel


Este último parágrafo foi o meu abrir de olhos, deixei  de ser feliz durante muito tempo porque deixei que os outros comandassem a minha vida pelas suas atitudes, fui criticada vezes sem conta e deixei que a opinião dos outros interferisse nas minhas escolhas e nos meus sonhos. Felizmente hoje isso não acontece hoje faço as minhas escolhas sem pensar se os outros gostam ou não. Deus deu-me um lugar no paraiso, cabe-me a mim vivê-lo e as minhas escolhas so me dizem respeito a mim. Por isso vive a tua vida, acredita em ti, vai á luta e escolhe o melhor caminho a seguir, mantém-te firme e serás FELIZ!!!

3 comentários:

  1. A tua felicidade gera felicidade nos outros, isso é muito bom.
    Também gosto de pensar assim.

    ResponderEliminar
  2. Olá :) Gostei muito do teu blog!
    Gostava de ler esse livro, podes-me dizer o autor?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Desde já obrigada ás duas são sempre bem vindas :)

    A autora desse livro é: Jillian Michaels, uma das treinadoras do programa Biggest Loser.

    :)

    ResponderEliminar