Verdade ou Mentira

Fazer Jejum emagrece..
Este é o maior dos mitos, pois o jejum pode ser muito perigoso para o organismo. Se uma pessoa deixar de comer, o metabolismo desta torna-se muito mais lento e a perda de peso não ocorre de modo correcto, ou seja, além de fazer mal á saúde, a perda de peso é realizada através da perda de líquidos celulares e massa muscular, e portanto não é eficaz. Quando a pessoa volta á dieta normal, o organismo recupera e passa a aumentar o peso, tentando manter uma maior reserva de energia armazenada (gordura), para se prevenir no caso de um próximo jejum.



Não comer Hidratos de Carbono emagrece 
Os hidratos de carbono são o nosso combustível principal para o corpo gerar energia. Se o indivíduo fizer jejum ou não ingerir determinados alimentos, o organismo vai retirar a energia às reservas (glicogénio do músculo e do fígado). No entanto, é verdade que a perda de glicogénio muscular, por levar a perda de água, e consequentemente á perda de peso, mesmo em curto espaço de tempo, no entanto o retorno a uma dieta normal, faz com que o músculo se recupere e o peso aumenta. No entanto é bastante prejudicial retirar totalmente os hidratos de carbono da dieta, pois este origina hipoglicémia. A queda de açúcar no sangue diminui as funções cerebrais ocasionando cansaço, sonolência, perda de memória, perda do poder de concentração e dores de cabeça. No entanto o excesso de hidratos de carbono também é prejudicial pois aumenta a gordura corporal rapidamente, mas a retirada total é ainda mais prejudicial.


Beber líquidos às refeições engorda 
Este e um mito e ao mesmo tempo pode não ser, vai depender da qualidade e quantidade de liquido que é ingerido. Normalmente é recomendado um pequeno copo de água sem gás às refeições, com o objectivo de ajudar no processo de digestão. No entanto, em relação aos outros líquidos, a quantidade recomendada é a mesma, mas deve-se ter em conta as calorias, ou seja, as bebidas gaseificadas e concentradas não são recomendadas para o funcionamento digestivo. Estas podem “empurrar” os alimentos, mas aumentam o volume do estômago e diminuem a velocidade de esvaziamento gástrico e podem ainda dificultar o aproveitamento dos nutrientes devido á má digestão dos alimentos.



Cerveja origina barriga 

Este é um mito que muita gente desconhece, pois não existe uma relação entre o tipo de bebida ingerido com o aumento da gordura corporal. É, nada mais, o estilo de vida de cada um que contribui para o aparecimento das “gordurinhas” em locais indesejados. É verdade que muitos homens que bebem cerveja ficam com barrinha, mas isto resulta porque os homens têm uma maior probabilidade de aumentar a gordura na zona abdominal quando á excesso de calorias. Outros factores relacionados são os acompanhamentos da cerveja.., que em geral, são petiscos calóricos, tais como, tremoços, amendoins, queijos, moelas, caracóis, pão torrado com manteiga, etc.. A quantidade excessiva de cerveja também é outra razão, pois na maioria das vezes o consumo excede 2 copos. Sabendo-se que uma lata de cerveja tem em média 135Kcal, mais os petiscos adicionais, é só fazer as contas…, e deve-se ter em conta que normalmente é num horário no qual deveríamos ingerir menos calorias (à noite).


Comer o dia todo engorda 

Como é de conhecimento de todos, o organismo trabalha por ciclos, desta forma o ideal é fornecer quantidades suficientes de energia ao organismo, de acordo com a sua necessidade. O número mínimo de refeições são 4 (pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar), no entanto para um bom funcionamento do organismo e de forma a não engordar deveram ser feitas 6 refeições (pequeno-almoço, pequeno lanche da manhã, almoço, lanche, jantar e uma pequena ceia), pois é importante não ficar muito tempo em jejum, pois o metabolismo, que transforma os alimentos em energia, fica mais lento, e como forma de defesa pode gerar alguns danos ao nosso organismo como a dor de cabeça, fraqueza, perda de peso á custa da massa muscular, e não referindo que a fome fica incontornável na próxima refeição, levando ao aumento da quantidade de alimentos ingeridos, e a um possível aumento de peso corporal (massa gorda).


Comer ovo eleva o colesterol 

Este mito iniciou-se porque a gema do ovo tem uma maior concentração de colesterol, no entanto se for ingerido moderadamente, este não possui colesterol suficiente para colocar em risco a saúde. A maioria das pessoas evita o ovo quando tem colesterol, mas, na verdade, não há muitos estudos que comprovem que um ou dois ovos por dia modifiquem realmente os níveis de colesterol. No entanto, o ovo é um alimento rico em proteínas e grandes quantidades de aminoácidos.



A carne vermelha é mais nutritiva do que a branca 

A cor não tem qualquer relação com o valor nutricional da carne. Simplesmente a carne vermelha contem mais hemoglobina, pois a carne branca contem mais proteínas que a carne vermelha.



O leite de vaca é mais nutritivo que o leite de soja 
Este é um mito, pois o leite de soja tem muitas mais vantagens, para além de ter menos gorduras saturadas é mais saudável e nutritivo. A lactose e a proteína do leite de vaca podem causar intolerância e alergia, enquanto o leite de soja não oferece nenhum risco, e o corpo absorve melhor a proteína do leite derivado de soja.





Se for vegetariano emagreço 

Pensar que comer só vegetais é mais saudável, é um mito. Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionais como soja e natas, aumentando o valor calórico e portanto, aumentando a massa corporal.


O pão engorda 

O pão não engorda, o problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc…). Deve-se comer pão, pois necessitamos de hidratos de carbono para termos energia, mas temos que ter cuidado com o sal. Devemos ingerir pão escuro pois contem mais fibra, e deve ser ingerido ao pequeno-almoço e lanche. Nunca se deve acrescentar pão á refeição.




As frutas após as refeições engordam 

A fruta antes ou depois das refeições fornecem as mesmas calorias, no entanto se forem ingeridas antes, como contém fibra, contribuem para uma saciedade mais rápida evitando o consumo de outros alimentos.




Os alimentos integrais não engordam 

Os alimentos integrais são diferentes dos outros porque fornecem mais fibra, no entanto a sua composição nos restantes nutrientes é semelhante. Isto significa que fornecem um valor calórico semelhante. A diferença maior, é que como contém mais fibra, esta melhora o trânsito intestinal, contribuindo para a redução dos níveis de açúcar (glicosa), colesterol do sangue e previne doenças como o cancro. Assim, é aconselhável incluir na dieta produtos integrais por estas razões e não como método de emagrecimento.


Beber chá emagrece 

O chá não emagrece, este tem princípios activos que podem ajudar a alterar o metabolismo, pois algumas plantas possuem propriedades diuréticas, laxantes,  etc.., no entanto para perder peso é necessário que o individuo mudo o seu hábito alimentar e passe a praticar exercício físico.



Diet é sem açúcar e Light é sem gordura 

Simplemente mentira!! Este é um dos maiores mitos em relação aos alimentos dietéticos. Um produto diet não se caracteriza pela falta de açúcar, mas sim pela eliminação de algum nutriente podendo este ser açúcar, mas também sódio, gordura ou proteína. Normalmente estes produtos são direccionados para públicos específicos, como diabéticos e hipertensos. Em relação os produtos light, estes são aqueles cujo valor calórico é baixo ou reduzido em pelo menos 30% quando comparado com um produto normal, ou seja, não existe uma eliminação mas sim uma redução.


http://www.desportosdeginasio.com/desporto-nutricao/mitos_alimentacao.html

Sem comentários:

Enviar um comentário